Praça Frei Orlando, s/n
Centro - S.J.del-Rei/MG - Brasil
CEP: 36.307-352
Fone: 55 (32) 3372-3110
visitas

Untitled Document
Untitled Document


Seja bem-vindo(a) e tenha um bom dia! Sábado, 14 de Dezembro de 2019. Página PHP gerada às 06:28 h.

Untitled Document
 
 
 
 
 

      A Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis ou Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis, fundada no dia 8 de março de 1749, em São João Del Rei, ereta canonicamente por Dom Frei Manoel da Cruz, Bispo de Mariana, foi a segunda Ordem Terceira a se constituir em São João Del Rei. A reunião de fundação foi realizada na Casa Capitular do Convento de Santo Antônio, do Rio de Janeiro, presidida pelo provincial Frei Agostinho de São José. Foi o principal articulador da fundação o Capitão Antônio da Silva e Souza que tomou todas as providências necessárias. Nesta mesma data foiO Largo não possuia a maioria das construções. nomeada a 1ª Mesa Administrativa. Desde sua fundação, como é praxe nas Ordens Terceiras Franciscanas, tem o título de Venerável.

     A Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis foi a promotora da construção do majestoso templo franciscano que é considerado um dos mais expressivos monumentos religiosos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. Nela trabalharam verdadeiros gênios na arte da escultura, do entalhe e da imaginária sacra, sobressaindo-se entre todos, Francisco de Lima Cerqueira e Aniceto de Souza Lopes, considerados Benfeitores da VOT. No dizer de Dom Helvécio Gomes de Oliveira, a Igreja de São Francisco de Assis “é um poema em pedras cantando hosanas ao Senhor”.

     Vinculada à Ordem Primeira, os sacerdotes que exerciam a capelania da VOT, por escolha das mesas administrativas, tinham o título de Padre Comissário, recebendo Carta Patente, confirmando o comissariado, expedida pelo Provincial do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, a quem a VOT prestava contas de seus atos.

     Após a instalação dos Padres Franciscanos em São João Del Rei a capelania foi exercida por eles. O último Frade Franciscano a exercer a capelania foi Frei Justino Burgers desvinculado da condição de Pe. Comissário da VOT por exclusiva iniciativa dos Rev.mo Provincial da Ordem 1ª Franciscana de Santa Cruz, Frei Luciano Brod em setembro de 1989. E, após, foi Padre Comissário o Padre José Teixeira Pereira e atualmente o Padre Pedro Teixeira Pereira.

    A diretoria da VOT, buscando acompanhar os avanços da tecnologia, em Outubro de 2003 passou a implementar seu processo de informatização. Sua secretaria conta com sistema de informação para controle interno e  está on-line  disponibilizando a seus fieis informações através de seu site.

 

 
Untitled Document

 

Copyright© 2003 VOT de São Franisco de Assis. Todos os Direitos Reservados. All Rights Reserved.
Desenvolvimento do site/fotografia digital: Expert (32) 9961-0239 (Marcinho Lima)
Alameda das Perdizes, 46 - Res. Portal Vila Rica
São João Del-Rei/MG - Brasil
www.alternativaexpert.cjb.net